12.6.05

“Only love can break your heart

try to be sure right from the start

What if your world should fall apart?"

(Neil Young)

Existe maior bobagem do que tentar garantir, desde o começo, que o amor não nos partirá o coração?

Neil Young fez minha cabeça, e em algumas músicas (The Needle and the Damage Done, My My Hey Hey) ainda faz, mas hoje percebi a besteira que ele diz na letra de Only Love Can Break Your Heart.

O mundo da gente sempre desmorona, quando nos apaixonamos e alguém nos parte o coração. Isso é certo, inescapável. Não há certeza no amor (e como diria o Stevie Wonder, “All in Love is Fair”) e querer garantias é tolice.

Talvez não caiba a mim dizer isso, uma vez que provavelmente eu possa ser classificada, em uma escala de 0 a 10, como um 7 ou 8, em termos de ter medo de amar – e nem foram muitas as vezes em que tive de juntar os caquinhos do meu coração. Entretanto, sou daquelas pessoas que, embora com medo, arrasta um trem para viver paixões. Dane-se, se houver dor. Dane-se se durar pouco. Dane-se, se nunca é Mr. Right que aparece na minha frente. Não existe o “Amor Certo”, nem o amor ideal. Existem amores possíveis.

Acredito que devemos, sim, tentar garantir que não estamos fazendo a pior escolha possível, desde o início. Isso sim. Mas não devemos nos cercar de muros. Os muros tornam impossível a escalada de alguém até nossos sentimentos, até nossa alma.

Já fui impenetrável, mas aprendi que o mistério que existe em nossas almas nunca transparecerá totalmente, de modo que deixei de fazer charme e hoje revelo o que há para revelar – sempre serei um mistério, tanto para mim quanto para o outro –, sem medo de me expor.

“Apenas o amor pode partir teu coração” – mas experimenta não amar, para ver como o coração vira pedra, inquebrável e inflexível, dolorido mesmo pela rigidez que impuseste a ele por força dessa “musculação”, deste exercício idiota de controlar tuas emoções.

4 comentários:

Anônimo disse...

O melhor que eu podia ter lido justamente hoje. Obrigada. Pensava estar colocando o primeiro tijolo no muro. Melhor que eu repense antes e cimentar.
Belíssimo texto! As always.

Anônimo disse...

Eu aprendi isso Dayse - e por isso estou sozinha. É logo no começo que podemos ver se é aquilo que queremos pra nós ou não, mesmo que seja por pouco tempo. Então, escolhi que não queria uma pessoa que quase não pode me ver, além de outra que já tem sua parceira "oficial". Escolhi, eu, ficar só, neste momento. Mas nem por isso me fecho para novas possibilidades. Muito legal, vou repassar pra algumas pessoas que precisam ler isso... Ok?
E tem gente que acha que pode controlar suas emoções... E tem gente que acha isso bom!

Anônimo disse...

concordo dayse, por isso estou aqui,exatamente agora, recolhendo caquinhos de coração mais uma vez. mas deixar de me apaixonar, isso nunca.
beijo

Anônimo disse...

pois é. e eu resisti, resisti, quando cedi depois de muita insitência, o que houve? tô aqui, dia de aniversário, with a broken heart. again.