4.9.05

New Orleans

Ok, aí vai (relutei o dia inteiro pensando se escreveria sobre isso, mas é irresistível):

Um artigo na Fox News na internet (Yeah, baby, sou fã da Fox, deu pra notar?). O cara -- negro, gorduchinho, pobre e desalojado -- diz que não sabe onde estão sua mãe, pai, irmãs e irmãos. Ele conta que perdeu tudo o que tinha na vida. Quase choro.

Aí vejo sua camiseta.

"I've got a life back" ("Ganhei uma vida de volta")

O quê??? Hello-o-ou!

Cara, é coincidência, isso?

Ele recebeu essa camiseta feita às pressas especialmente pra gozar da cara dos pobres negros que não conseguiram sair de New Orleans e foram atropelados por água? Será que ao ler o que está escrito em sua própria camiseta ele ri ou chora mais ainda?

A única coisa mais chocante que isso é ver a foto do congestionamento na estrada, no dia em que a evacuação foi ordenada. Brancos. Brancos. Brancos por todos os lados saindo com seus carrões. Na mesma proporção de negros que ficaram pra morrer de fome, sede, afogamento ou tristeza pura e simplesmente.

O esquisito era ver que esses que "evacuavam" tinham espaço de sobra no carro, para levar mais alguém. Mas como não havia um vizinho branco que precisasse de carona, optaram por ir embora rapidinho sem olhar para os negros que, talvez, acenassem à beira da rodovia.

Sociólogos podem entender.

Eu não entendo.

Nenhum comentário: