5.1.07

Os Dervixes Rodopiantes

Ser tradutora, como já disse aqui muitas vezes, me leva a mundos novos, muitas vezes por ano.
Atualmente, ando mergulhada no mundo da morte (!). "Morte", no livro que traduzo e para mim desde sempre, nunca significou o fim de nada, apenas uma passagem, uma transição.

Traduzo um dos mestres da psicologia transpessoal, pela segunda vez. Um livro que fala sobre a preparação, treinamento e aceitação da morte, além de contar como povos antigos e diferentes culturas e religiões abordam os ritos de passagem que envolvem a "morte experiencial", isso é, morrer antes de morrer, para não temer a morte (uma coisa que já faço há muitos anos).

Deparo-me, no finzinho do Capítulo 4 do Stanislav Grof, com uma menção aos dervixes rodopiantes. Eu já ouvira falar do sufismo e sempre admirei sua filosofia e ensinamentos, , mas desconhecia os dervixes rodopiantes, que por movimentos que se assemelham a órbitas dos planetas, rodopiam incessantemente, por horas e dias, em transe, para alcançarem a consciência pura e plena.

Se pudesse assistir a uma cerimônia dessas, seria uma das coisas mais belas que já teria visto nesta vida.

Mais em: http://64.233.161.104/search?q=cache:fgq_zfqS3xgJ:www.asgard.hpg.ig.com.br/religiao/islam/dervixe.htm+dervixe&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=2&lr=lang_pt

2 comentários:

Anônimo disse...

deize, sempre te leio mas quase nunca comento por preguiça mesmo... mas só queria dizer que ano passado aqui em dublin eu tive o prazer de ver os whirling dervishes ao vivo. chorei, fiquei boba mesmo. é tão bonito ver como eles giram e giram e giram em harmonia, com os olhos fechados, concentrados somente em sua fé. ao contrário do que se acredita, eles não entram em transe.
beijoca

Anônimo disse...

Em "Them Heavy People", da Kate Bush:

I love the whirling of the Dervishes
I love the beauty of rare innocence
You don't need no crystal ball
We humans got it all
We perform the miracles

;-)