15.10.04

O que Vem de Fora Não Me Atinge

Letícia vai caminhando ao meu lado. Escurece e na rua com pouca iluminação sua jaqueta branca e laranja brilha e a torna bem visível, mas alguns metros à nossa frente uma figura chama sua atenção e ela me diz com surpresa, baixinho:

– Mãe, olha um homem de salto alto!

Digo-lhe que não, que é uma mulher, uma mulata toda de preto (é garçonete, eu a conheço). Ela exclama:

– Mas, mãe, tem a cabeça raspada!

– E daí? – pergunto, sorrindo.

– É feio!

Eu lhe digo que depende do ponto-de-vista. Que todos têm direito a seu próprio senso de bonito ou feio, mas que exercer uma opção estética alternativa também é um direito inquestionável.

Assim como as tatuagens. Os brincos em homens. Até batons sutis. Saias, por que não? Bermudas de skater em meninas, sim senhor. Rabos-de-cavalo longos nos meninos. Tênis com línguas enormes. Piercings dos mais variados. Mulheres de terno e gravata. Sandálias havaianas com calças de grife.

Whatever.

Está decretado que não existem regras para a estética, e eu gosto disso. Suspendam-se os julgamentos.

E que se inventem máquinas de sondar o íntimo, o que se veste na alma.

Ruim mesmo é descobrir almas sujas, esfarrapadas, corações podres, intenções malévolas em alguém que obedece a todas as formalidades e convenções externas.

Por mim, qualquer coisa que se use sobre o corpo – ou não se use – não passa de mero enfeite. Cabelos? Enfeite. Tatoos? Enfeites. Roupas, adornos, grifes, trajinhos, invenções da moda? Coisas supérfluas.

Toda alma deveria ser nua e exposta – assim como os corpos. A vida seria mais fácil.

2 comentários:

Anônimo disse...

É..seria mais fácil!
Gostei do teu blog
Um abraço
Neysi

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Primeira vez aqui. Decerto, voltarei.

Márcia

http://www.tabuademares.blogger.com.br

http://www.mudancadeventos.blogger.com.br

http://alfabeto.blogspot.com